quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Seleção dos participantes do grupo de estudos

Mais de 70 manifestações de interesse! 

De início, gostaria de dizer que todo esse interesse me alegra e me estimula profundamente. Porém, deparo-me com um problema de caráter quase filosófico: como discriminar, digo, selecionar participantes de um grupo que se propõe a estudar justamente as contradições da discriminação? É claro que poderíamos apelar para o discurso do mérito ou para o do interesse e utilidade futuros do próprio grupo que se formará ou, ainda, para o estabelecimento de um sistema de ingresso absolutamente objetivo e isento. Mas, em se tratando de um tema para o qual devo me declarar "integramente parcial" (em toda a extensão e ambiguidade do termo), o meu desejo é de acolhimento amplo e inclusivo, como é também o objetivo do próprio grupo de estudos: o de promover, através do esforço de compreensão dos fundamentos da discriminação, a luta contra a exclusão e a violência. 

Feitas essas considerações, proponho o seguinte: um processo de seleção de integrantes no qual os próprios interessados escolherão os colegas com os quais desejam trabalhar. Para tanto, três requisitos preliminares de participação no processo seletivo: 1) capacidade de leitura em língua inglesa, sem o que não será possível o acesso a uma importante base bibliográfica; 2) disposição efetiva para a leitura de ao menos 400 páginas por mês e para a realização de pesquisas complementares; 3) real disposição para reunir-se quinzenalmente (e até semanalmente quando o desdobrar dos debates assim o exigir).

Trata-se, é preciso ressaltar, de grupo de estudos que pressupõe uma postura pró-ativa de seus membros, o que exige tempo, empenho e disposição. Portanto, não recomendado para os que participam de outros grupos de estudo (salvo os com conexão evidente com o nosso) ou para os que se encontram sobrecarregados de atividades. 

As reuniões terão lugar às quarta-feiras entre 17:15 e 19:15 (o horário exato fica a depender dos espaços disponíveis). Este é efetivamente o único dia da semana em que estarei disponível. Aos que participam do grupo que estuda feminismo, apesar da conexão dos temas, lamento não poder mudar o dia. De todo modo, podemos pensar em formas de somar esforços eventualmente e de promover algumas atividades comuns. 

A dinâmica de seleção será no dia 12/03/2014 às 17:30 em local a ser definido. Aos que atendem aos pré-requisitos estabelecidos acima, peço a gentileza de confirmarem até o dia 06/03/2014 a presença na seleção, postando no espaço de comentário, em até 5 linhas, as razões pelas quais nós precisamos de você no grupo "Sexismo e Homofobia: os fundamentos religiosos da sujeição e da discriminação". Assim, vamos, desde já, formando nossa opinião.


11 comentários:

  1. Acredito que posso ser útil às discussões do grupo de estudos "Sexismo e Homofobia: os fundamentos religiosos da sujeição e da discriminação" por estar exatamente estudando o papel da religião na política e os argumentos utilizados por grupos religiosos na negação dos direitos aos membros da comunidade LGBT. Meu principal tema de estudo atualmente é a laicidade e os entraves impostos pelos grupos religiosos ao avanço dos direitos homoafetivos e, consequentemente, da democracia.

    ResponderExcluir
  2. Apesar de não ter estudos prévios sobre o tema do grupo "Sexismo e Homofobia: os fundamentos religiosos da sujeição e discriminação", suas implicações em minha vida pessoal e social sempre me motivaram para sua discussão. Além disso, por estar no primeiro período e não participar de nenhum outro grupo, tenho tempo disponível para participar efetivamente deste.

    ResponderExcluir
  3. Sempre me interessei pelos temas de estudo do grupo e seria de extrema importância para minha caminhada acadêmica e pessoal participar de suas reuniões e trabalhos. Há algum tempo venho acompanhando à distância os estudos de tais temáticas na Universidade, participando dentro das possibilidades. Esse semestre, porém, minha disponibilidade é total, e o grupo também me ajudaria na construção de outros projetos de pesquisa!

    ResponderExcluir
  4. Embora esteja no primeiro período e não tenha nenhum estudo formal sobre o tema, o direito de minorias, o feminismo e a investigação das raízes cristãs do Direito Ocidental sempre me despertaram curiosidade e até simpatia. Creio que, com esse grupo de estudos, conseguirei realizar pesquisas direcionadas e bem orientadas, de maneira mais organizada e focada, o que culminará num maior aprendizado sobre essa temática que me é de grande interesse.

    ResponderExcluir
  5. Acredito que posso contribuir ao estudo do tema proposto com minha rica experiência acerca de "sexismo e homofobia" nos estágios básicos que realizei durante minha graduação em Psicologia pela UFMG. Assim, meu ingresso no grupo, além de contribuir ao presente estudo com um olhar do tema voltado à Psicologia, enriquecerá também meus estudos na área, agora com um olhar voltado ao Direito, o que me é de profundo interesse.

    ResponderExcluir
  6. Acredito poder contribuir bastante aos debates já que participei, durante meu ensino médio, do movimento feminista em minha escola, além de ser profundamente interessada em ambos os temas que afetam profundamente minha vivência cotidiana. Já estudo há algum tempo, de forma autônoma, a representação dos grupos minoritários na mídia contemporânea, com um foco na questão da auto-imagem destes grupos em decorrência destas representações, e creio que este novo enfoque sobre os temas seria de grande valia para minha formação acadêmica.

    ResponderExcluir
  7. Interesso-me pelo grupo por acreditar que este trata de um assunto que deveria receber - e que possivelmente receberá - mais atenção da sociedade nos próximos anos, uma vez que minorias, em especial as ligadas à sexualidade e gênero, vêm ganhando espaço na política brasileira. Não participo de outros grupos e estou no primeiro período, o que me possibilita dedicação especial ao tema.

    ResponderExcluir
  8. Venho reiterar meu interesse em participar do grupo de discussão por manter um interesse pelo tema da discriminação e seu combate, mas principalmente no que diz respeito ao âmbito religioso, uma questão complexa que venho discutindo na esfera pessoal e buscando compreender. Como iniciei os estudos na FDUFMG nesse semestre, tenho também a disponibilidade requisitada para atender ao grupo nas discussões e fora delas.

    ResponderExcluir
  9. (Lembro-me que no mesmo dia da postagem, enviei meu comentário, mas conferindo agora, o mesmo não aparece. Então, peço desculpas e posto novamente agora, mesmo fora da data).
    Gosto muito da abordagem do tema proposto e teria imenso prazer em participar do estudo e das discussões a serem vinculadas ao tema. Sexismo e Homofobia ganham cada vez mais espaço nas discussões, tanto dentro do ambiente acadêmico, quando da própria sociedade. O que nos obriga a desmembrar os objetos do estudo para melhor compreensão do que se trata e, assim, expor um melhor e mais claro parecer, para que possamos conviver numa sociedade menos intolerante e mais justa.
    Att., Guilherme. 1º p de Direito diurno.

    ResponderExcluir
  10. O tema proposto é de extrema importância para o cenário global que estamos vivenciando. É inegável a importância do papel da religião na formação de comportamentos, pensamentos e, até mesmo, de leis. Contudo, sabemos que para os grupos LGBT, a intervenção religiosa nem sempre tem ocorrido de uma maneira positiva. Sabemos também, que grande parte da discriminação para com o grupo LGBT vem de grupos que tem como fundamentos, os religiosos. Apesar de o cenário estar mudando - a exemplo, as recentes declaração do Papa Francisco e do Dalai Lama a respeito da possível abertura à união e à a aceitação entre pessoas LGBT - há muito o que ser entendido, discutido e melhorado. Assim, manifesto aqui o meu genuíno interesse em fazer parte desse grupo de estudos.
    Não participo de nenhum outro grupo de estudos e estou no início do curso. Portanto, tenho disponibilidade o suficiente para participar efetivamente do grupo. Acredito ter alguma coisa para acrescentar ao grupo e, certamente, acredito que o grupo irá contribuir de forma positiva para a minha formação pessoal e acadêmica.
    (Peço desculpas pela demonstração de interesse tardia. Julguei que o comunicado seria feito por meio do e-mail. Espero que ainda haja tempo para que eu possa participar da dinâmica de seleção)
    Marcela Durães - direito noturno - primeiro período
    (marceladuraes@me.com)

    ResponderExcluir
  11. Interesso-me pelo tema por acreditar que o Direito deve servir como instrumento para diminuição dos vários preconceitos com os quais convivemos em nossa sociedade. Fora isso, por ter participado, na escola, de um grupo de combate à homofobia, gostaria de continuar os estudos relacionados ao assunto. Não estou em outros grupos de estudo, então poderia me dedicar a esse.
    Gabriela Otoni - Direito Diurno - Primeiro Período

    ResponderExcluir