quarta-feira, 12 de março de 2014

Novas informações sobre a seleção para o Grupo de Estudo

Em função de alguns percalços burocráticos e da dificuldade em encontrar um espaço disponível na Faculdade de Direito da UFMG para o funcionamento do grupo, a dinâmica de seleção de membros fica adiada para a próxima quarta-feira, dia 19/03, às 17:00 (sala ainda a definir).

Desse modo, aos interessados, as inscrições para a seleção continuam até a próxima segunda-feira, dia 17/03. Basta, para tanto, postar um comentário de até 5 linhas nos dizendo porque você deveria fazer parte do grupo.

9 comentários:

  1. É inegável a importância do papel da religião na formação de comportamentos, pensamentos e, até mesmo, de leis. Contudo, sabemos que para os grupos LGBT, a intervenção religiosa nem sempre tem ocorrido de uma maneira positiva. Acredito ter alguma coisa para acrescentar ao grupo e, certamente, que o grupo irá contribuir de forma positiva para a minha formação pessoal e acadêmica.

    Marcela Durães - direito - primeiro período
    (marceladuraes@me.com)

    ResponderExcluir
  2. A Vetusta,há tempo precisava de um grupo de estudos com esse tema. Para mim, será de grande valia, pois na disciplina Cidadania e Pessoalidade, no 3º periodo, produzi um artigo em grupo que era sobre Diversidade Sexual e levava em consideração vários pontos relacionados com o grupo em questão.A partir disso, o tema cada vez mais me interessa e por isso,gostaria muito de participar.

    Bruna Camilo de Souza Lima e Silva- brunalimaa25@gmail.com
    5° periodo- Ciências do Estado

    ResponderExcluir
  3. Finalmente, no ambiente ainda bastante conservador da Faculdade de Direito, surgiu um grupo de estudos com uma excelente proposta, para que possamos estudar e discutir pró-ativamente o sexismo e a homofobia. Seria uma enorme satisfação poder fazer parte do grupo, já que a temática é muito importante não só para mim, mas para todos. Para buscar os direitos das mulheres e LGBT, não precisa ser mulher ou homossexual, basta ser humano e racional.

    João Felipe Zini Cavalcante de Oliveira - Direito - 5° periodo
    niizufmg@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. A existência de um grupo de estudos que propõe o questionamento de convenções sociais e culturais opressivas é de extrema importância dentro de uma faculdade tradicional como a de direito. O ativismo feminista é parte da minha vida desde 2011, tendo inclusive um relato publicado no maior blog feminista do país. Participar desse grupo seria uma grande satisfação.

    Maria Clara Ferreira Pereira - Direito - 1° Período
    mariaclarafps@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. A proposta do grupo me chamou atenção não só pelo seu grau de inovação em um ambiente tão "vetusto" como também por meu passado recente. Ao ter cursado o ensino médio com outros adolescentes de todos os estados do país em regime de internato em uma escola militar da aeronáutica (EPCAR) me intrigou como o machismo e o sexismo é algo tão intrínseco à nossa sociedade, e o como ele tão facilmente aflora em um ambiente predominantemente masculino, onde não há uma presença feminina para "censurar" alguns discursos. Tal fato me levou a realizar uma pesquisa de campo na EPCAR sobre como os alunos vêem a presença feminina no militarismo, que resultou em um artigo concorrente ao IX Prêmio Construindo a Igualdade de Gêneros, de 2013. Acredito que o grupo poderá me ajudar a desenvolver a pesquisa no tema, e ampliá-la para um assunto ainda polêmico que pretendo desenvolver no meu TCC. E, por fim, acredito que a convivência que tive com diversas visões sobre o tema pode me ajudar a ter uma visão bastante ampla, em um sentido "geográfico" (ao ter visto a visão, expressões, "cantadas", gírias etc de diversos rincões do país) sobre o assunto, e, sobretudo, uma visão que é pouco conhecida (a do meio militar), o que creio poder contribuir com um ponto de vista a mais para os debates a serem realizados.

    Marcus Vinícius Melo Vieira - Direito, 5 período noturno.
    mv.mvieira@outlook.com

    ResponderExcluir
  6. Desde que entrei na faculdade de direito da UFMG, vejo uma universidade com uma grade curricular arcaica, a qual possui lacunas gigantescas em matérias de âmbito social. Além disso, lido todos os dias tanto com o sexismo quanto com a homofobia, o que me instiga ainda mais a aprofundar meus estudos sobre ambos. Sendo assim, me interesso muito pelo grupo.

    Flávia Costa Lopes - Direito - 2º período noturno
    flavia.lopes01@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Sexismo e homofobia são males que precisam ser debatidos e entendidos de forma que seja possível diminuir e combater tais eventos sociais que causam, sobretudo, insegurança social, vivida pelos grupos atingidos. Por pensar assim, acredito que seja de extrema importância grupos de estudos que caminhem nessa linha de debates, principalmente quando pautados na discussão sobre os fundamentos da discriminação.

    Karine Aline dos Santos Ribeiro - 7° período de Ciências do Estado
    karine_aline15@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Como membros de uma universidade pública, temos o dever de buscar melhorias para a sociedade. Sendo assim, vejo nesse grupo essa oportunidade. Através desses estudos torne-se-á possível uma preparação para o combate ao sexismo e a homofobia dentro e fora do meio acadêmico.
    Além disso, por sofrer com a homofobia, me identifico na luta contra opressões.

    Felipe de Freitas Limp de Almeida - Direito - Terceiro Período Noturno
    f.limp94@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. Gostaria de participar do grupo de estudo, pois, além de me interessar pelo tema e possuir tempo disponível, acredito que posso ser útil nas discussões. Acredito também que para se combater qualquer tipo de opressão, deve-se ter em mente as justificativas pelas quais são formuladas as bases para a ação opressora. Assim sendo, acho de extrema importância o estudo e a discussão do tema para nosso desenvolvimento crítico e, principalmente, argumentativo.

    Filipe Fernandes

    filipehsf@gmail.com

    ResponderExcluir